sexta-feira, 12 de setembro de 2014

FLORENÇA II

Hoje saímos cedo pois o roteiro que tínhamos era longo mas para complicar um pouco o passeio, amanheceu chovendo e muito frio.
Percorremos as lindas ruazinhas do cento histórico até a Plazza Del Duomo para visitar a igreja de mesmo nome. Aproveitei para tirar algumas fotos, mas nenhum fotógrafo profissional ou amador como eu, merece um dia de chuva, ainda mais numa cidade com tantos enquadramentos encantadores como os desta cidade.
Ao final da manhã a chuva parou, o céu voltou a ficar azul como todo fotógrafo gosta e tentei refazer algumas das fotos que não tinham ficados boas.
Decidimos não entrar no Duomo pois tínhamos ainda que ir ao Palazzo Vecchio, a Ponte Vechio e com ingressos e hora marcada para 2 museos.
Em relação ao Duomo, pela espiada que demos na bilheteria, que como tudo aqui é cobrado, achamos que não valia a pena, ou seja ele é lindíssimo for fora mas demasiado símples por dentro.
Seguimos em direção ao Palazzo Vechio que mesmo por fora, já parece uma exposição a céu aberto, repleto de esculturas. Aliás esta é a principal característica de Florença: inspira cultura.
Um pouco mais de caminhada no sentido do rio Arno, chegamos a Ponte Vecchio e atravessamos para a outra margem, onde chegamos ao Palazzo Pitti, que só pela fachada já dá para ter uma idéia da sua grandiosidade. Sua fachada mostra que foi construído com blocos imensos de pedra.
A travessia da Ponte Vecchio já é uma atração a parte pois sobre ela e em ambos os lados tem diversas joalherias e outras lojas, uma ao lado das outras e na parte central tem-se uma vista fantástica do rio Arno e dos prédios históricos das suas margens.
Voltamos para nos dirigir ao museu Galleria degli Uffizi para o qual já tínhamos comprado ingresso pela internet e com horário marcado para as 13:00 h Que decisão acertada: não precisamos enfrentar a fila quilométrica para comprar ingresso, apenas fomos até o portão número 1 e trocamos o voucher impresso pelos ingressos do Uffizzi e da Galleria Del Academia. É uma boa maneira de furar a fila legalmente.
O Uffizi é muito bonito, com obras de arte em 2 pisos totalizando 101 salas , incluindo obras primas de Botticelli (salas 10 a 14), Ticiano (sala 83), Caravaggio (sala 90), Rembrandt, além de uma grande quantidade de esculturas maravilhosas.
É difícil fazer comparação entre dois museus, mas achamos que o Museu do Prado em Madrid é muito mais grandioso, com um maior número de obras e com mais facilidade de localização e locomoção. Como as legendas das obras eram em espanhol, isso também ajudou. No Uffize além de ficarem muito afastadas do visitante, era em Italiano ou Inglês
Em seguida caminhamos até a Galleria Del Academia que as más línguas dizem que é um museu de uma obra só. Mas não é bem assim, pois tem muitas outras pinturas e esculturas interessantes, entretanto o DAVID de MICHELANGELO é o centro das atenções e é tão grandioso que acaba ofuscando as demais obras. Não há quem não fique hipnotizado ao admirar esta obra maravilhosa, seja pelo tamanho desta escultura feita em granito entre os anos 1502 e 1504, seja pelos detalhes que o artista imprimiu nesta obra.
Uma dica: não saia para jantar depois das 23:00 hs, pois todos os restaurantes e tratorias fecham a partir deste horário (não tenho certeza mas acho que é devido a alguma regulamentação da prefeitura ou dos sindicatos). Quase ficamos sem jantar na nossa última noite em Florença, mas conseguimos uma que nos atendeu na parte interna.



Panorâmica do Palazzo Pitti
Panorâmica feita a partir do Palazzo Pitti
Foto feita da Ponte Vecchio

Foto feita da Ponte Vecchio

Ponte Vecchio ao fundo

Rio Arno

Ponte  Vecchio

Esculturas na fachada do Palazzio Vecchio

Fachada do Palazzio Vecchio

Escultura na fachada do Palazzio Vecchio

Fachada do Palazzio Vecchio

Sala no Museu Uffizi

Foto da Ponte Vecchio feita do Museu Uffizi

Acervo do Uffizi

Acervo do Uffizi

Acervo do Uffizi

Duomo

Duomo

Duomo

Teca na entrada da sala onde está a escultura de David

Eu e a escultura de David ao fundo


6 comentários:

  1. Que bom que estão deixando fotografar dentro do museu. Eu me apaixonei pelo David, e tu MT? Pelo que vi a chuva já estava passando, que bom!
    Bjs
    YM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final da manha a chuva parou e as foto externas ficaram melhores. A Teca tb acha que eh um museu de uma obra so.

      Excluir
  2. O Prado me lembrou o Zeca e suas telas e no museu Academia, lembramos do Ze Luis e suas esculturas.

    ResponderExcluir
  3. Esse blog está um poço de cultura..estamos adorando!!
    P.S feliz em saber que estou no ranking do mais ativos eeeeeee

    ResponderExcluir
  4. Vamos aprendendo para a nossa... Fábio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí negrinho! Fica antenado nas dicas do NIno! Bjocas da Lili

      Excluir

Deixe seu comentário ou dúvidas aqui.