terça-feira, 29 de novembro de 2016

BRUXELAS E BRUGES

Chegamos em Bruxelas pelo Brussels Airport já no final da tarde vindos de Veneza. Fizemos o deslocamento até o Hotel, que ficava próximo da Estação Brussels North, pelo trem InterCity (cerca de 20 minutos ao custo de 8,60 euros por pessoa).
O Hotel ficava a 700 m da estação, mas com 2 malas e 2 mochilas optamos em fazer este trajeto de táxi.
O Hotel que nos hospedamos (Best Western City Centre), não vale o preço da diária que pagamos (96,00 euros o casal). A única vantagem era estar próximo da estação de trem o que facilitou a ida a Bruges e posteriormente o deslocamento de trem para Amsterdam, mas ficava um pouco afastado da região central da cidade.
A noite saímos para jantar no restaurante Brussels Grill que fica próximo ao hotel (650 m) mas as obras nas imediações da Place Charles Rogier dificultou um pouco o acesso. O restaurante era muito bom e compensou a caminhada.

BRUGES
No dia seguinte pegamos o trem para visitar Brugges que fica a cerca de uma hora de trem.
A chegada na cidade é pela Stationsplein e com uma pequena caminhada já se chega ao Minnewater, um parque muito bonito que leva até o Begijnhof (Portal da cidade) que tem logo em seguida a Igreja de Nossa Senhora, a Sint-Salvatorskathedraal (Catedral) o Belfry of Bruges (Campanário), a Basílica of the Holy Blood e as lindas praças Market Place e a Burg Square. Este roteiro, partindo da estação de trem de ida e volta até centro da cidade tem pouco mais de 5,0 km.
Os canais que circundam e permeiam  Bruges  são uma atração a parte, mas quando visitamos a cidade o dia estava muito nublado, o que para qualquer fotógrafo amador, fica a sensação que faltou algo na paisagem.

Construção histórica no Parque Minnewater

Um dos canais do Parque Minnewater

Vista do Parque Minnewater

Vista em 180º da praça Market Place

Carruagem transportando turistas na praça Market Place
Campanário

Praça Burg Square
BRUXELAS
No nosso terceiro dia em Bruxelas, resolvemos ir caminhando do hotel até o centro da cidade, passando antes pela St Michael and St Gudula Cathedral que ficava a aproximadamente um km do hotel. Depois seguimos em direção a Les Galeries Royales Saint-Hubert (600 m da catedral) e aproveitamos para dar uma passada no bar Delirium que neste horário, por volta do meio dia, estava vazio. Descansamos da caminhada e experimentamos uma das dezenas de cervejas em uma das mesas feitas de barris.
Pertinho dalí estava a Grand Place, uma linda praça formada por belíssimos edifícios históricos que encantavam a todos os presentes.
Como este era nosso último dia na cidade aproveitamos para caminhar um pouco mais e conhecer o Mont des Arts (500 m da Grand Place), contornar o Royal Palace of Brussels (700 m a frente) e a Église Notre-Dame du Sablon (650 m depois  do Palácio de Bruxelas). Nesta caminhada desde o hotel até a igreja Notre-Dame percorremos cerca de 3,5 km.
No final do dia não resistimos e voltamos a Grand Place para rever os detalhes dourados dos edifícios que neste horário eram refletidos com outra posição da luz solar.
Como o bar Delirium estava pertinho voltamos para outra cerveja, mas desta vez, já no início da noite, o bar estava lotadíssimo e tivemos que enfrentar grande espera na fila para comprar um chopp. Encontrar uma mesa para sentar era outra tarefa quase impossível.
Jantamos nas imediações da Grand Place e voltamos para o hotel já que no dia seguinte seguiríamos para Amsterdam de trem.
St Michael and St Gudula Cathedral durante o dia
Vista noturna da St Michael and St Gudula Cathedral

Bar Delirium com suas mesas feitas de barris e tampas no teto

Um dos edifícios históricos da Grand Place

Grand Place e parte de seus edifícios históricos
Vídeo com uma visão panorâmica de 360º da Grand Place
Palácio Real de Bruxelas

Église Notre-Dame du Sablon

Grand Place

Nos despedindo da Grand Place no final da tarde com o sol refletindo nos detalhes dourados das fachadas