domingo, 31 de agosto de 2014

SINTRA

Hoje fizemos um passeio incrível: um bate e volta em Sintra que fica a aproximadamente 30 km de Lisboa.
Pegamos o trem na estação do Rossio e chegamos na minúscula estação de Sintra em pouco mais de meia hora.
É praticamente uma vila que está localizada no alto de uma montanha e que tem diversos castelos e palácios que foram refúgios de verão da família real portuguesa.
O Palácio Nacional de Sintra fica logo depois da estação, encarando uma pequena subida. A subida já é uma atração a parte pois nas calçadas estão dezenas de esculturas enormes feitas em granito, mármore e outros materiais
Já o Palácio Nacional de Sintra é um museu com muitas peças e aposentos da realeza portuguesa.
Depois pegamos um táxi que curiosamente custava o mesmo valor que as 2 passagens de ônibus (10,00 euros) e subimos mais de 4,5 Km para chegar ao Parque e Palácio Pena que fica a cerca de 324 m de altitude e cujo parque em seu ponto mais alto está a 520 m de altura.
Da entrada do parque até o palácio, novamente tivemos que encarar uma subida e agora bem acentuada (não é para os sedentários de plantão), mas tinha a opção de usar um transfer até o palácio, que resolvemos não utilizar.
Este palácio é meio espalhafatoso (amarelo, vermelho, branco, cinza, etc..), mas também tem peças maravilhosas usadas pela realeza.
Mais abaixo, fica o Castelo dos Mouros, que mais parece uma Fortaleza, pois foi uma fortificação militar erguida por volta do século X pelas populações muçulmanas que ocuparam a Península Ibérica.
Contornar suas muralhas e alcançar a torre mais alta é um exercício exaustivo. Confesso que tive vontade de desistir, mas a curiosidade de ver a vista lá de cima foi maior e cheguei até o topo enquanto a Teca ficou me aguardando na lanchonete mais abaixo.
De volta a Lisboa, jantamos em um restaurante italiano próximo da Praça do Rossio e da Avenida da Liberdade.
Sem dúvida, este terceiro dia da viagem foi o mais cansativo e acho que temos que desacelerar um pouco para chegarmos inteiros ao final dos 22 dias que ainda nos restam.